10259380_627719463969288_826025600_n
Com objetivo de implantar o Museu Arqueológico Comunitário do Cumbe – MACC a empresa eólica CPFL Renováveis reuniu na última sexta feira (11/04), no museu Jaguaribano de Aracati, autoridades municipais, representantes das comunidades do Cumbe e da Canavieira e estudiosos da área de Museologia, para apresentação do Projeto Arquitetônico (estudo preliminar), de autoria do arquiteto e urbanista, Eder Gil Pinheiro e do museólogo, Xico Aragão.
 Eder Pinheiro apresentou a proposta elaborada da construção e instalação do Museu que receberá as 41 mil peças encontradas nos sítios arqueológicos do Cumbe durante a instalação da Energia Eólica naquela localidade, que hoje estão sob guarda do Museu Câmara Cascudo, em Natal no Rio Grande do Norte.
 A proposta apresentada foi bastante elogiada por todos os presentes e deverá receber a aprovação da Comunidade do Cumbe, em uma próxima reunião que acontecerá no próprio local da futura construção.
 O Coordenador Ambiental da Diretoria de Sustentabilidade da CPFL Renováveis, Thiago Mario Culhari disse durante o evento, que o local para a construção do Museu já foi adquirido e até julho de 2015, de acordo com termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa junto ao IPHAN, a obra deverá se concretizar.
 Thiago Sales, secretário de turismo e cultura do município, que representou o prefeito Ivan Silvério, no evento, ressaltou o esforço feito por comunidade e poder público em diversos encontros consolidou a obra, que vai ser fundamental para o desenvolvimento de um turismo sustentável e de qualidade nessa região do município.
 A obra do Museu Arqueológico Comunitário do Cumbe está orçada em R$ 660.000.00 (seiscentos e sessenta mil reais), dinheiro oriundo do fundo social da CPFL Renováveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas