Sábado de Aleluia no Quilombo do Cumbe/Aracati - CE 2024

Brincadeira do Pau de Sebo, Leitura do Testamento e a Queima de Judas no Quilombo do Cumbe, no município do Aracati, litoral leste do Ceará.

Tradição é tradição! Durante a Semana Santa, no sábado de aleluia, no Quilombo do Cumbe, acontece a tradicional brincadeira do Pau de Sebo, durante o dia, com premiação para quem conseguir subir no Pau de Sebo e trouxer (trazer) o lenço que tem na ponta do Pau de Sebo, ganha a premiação em dinheiro. 

A noite tem a tradicional Queima de Judas com a leitura do testamento. No testamento Judas se despede e deixa alguns dos seus bens para pessoas da comunidade. Após a leitura do testamento, acontece a Queima de Judas, grande traidor da huanidade quando traiu Jesus Cristo por algumas moedas para ser sacrificado e morto pelos "doutores da lei - regiliosos" de sua época.

Por sermos uma nação de maioria cristã, essa tradição se repete em quase todos os estados e regiões do Brasil. No Quilombo do Cumbe essa prática cultural não é diferente, sendo incorporada a tradicional Brincadeira do Pau de Sebo que acontece somente nesse período.

Trecho do Testamento de Judas antes de ser queimado ... Esse ano batizamos o Judas de "Benjamin Netanyahu ...

Boa noite minha gente
Agradeço sua atenção
Hoje Sábado de Aleluia
Dia de animação
Vamos Queimar Judas
Traidor da nação

Para minha presidenta Cleomar, mulher de grande valor
Eu não tenho o que deixar
Deixo minha mala sem alça
Para quando ela for viajar, levar

Para meu amigo Ronaldo, grande pescador
Eu não tenho o que deixar
Deixo meu curral de peixe furado 
Para ele pescar

Para companheira Karolina
Que gosta muito de passear
Deixo minha carteira rasgada com 0,10 (dez centavos)
Para ela não gastar

Para querida Luciana (Ude)
Empresária da região
Deixo minhas dívidas na ENEL
De cortar o coração
Lhes desejo votos de não ficar no apagão

Para a Mãe do ano Branquinha
Comerciante no Aracati
Deixo minha moto velha atrasada
Para ela ir vender no Icapuí

E assim segue a leitura do testamento ... Imagens do Sábado de Aleluia

                                                           Pau de Sebo

                                                                         Judas sendo colocado na forca para ser quimado

Judas sendo Queimado

                                                      Judas Benjamin Netanyahu

                                                      
Judas sendo Queimado

Judas sendo preparado para ser queimado

Esperando Judas ser queimado

Leitura do Testamento de Judas

Vídeo da Brincadeira do Pau de Sebo

Vídeo da Brincadeira do Pau de Sebo

Queima de Judas 


#salveaculturaquilombola
#quilombodocumbe
#tradiçãoétradição
#sábadodealeluianoquilombdocumbe
#associaçãoquilomboladocumbe
#pontodeculturachamamaré
#culturaviva













                                                           
                                                      



































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas