Relatório “Energias Renováveis e Represálias”
O relatório sobre “Energias Renováveis e Represálias”
📝O relatório traz denúncias de violações em projetos de energia renovável em quatro países — Brasil, Honduras, Moçambique e Filipinas — e destaca o caso da nossa comunidade quilombola do Cumbe, no Ceará, que enfrenta ameaças e violações de direitos por conta da instalação de um complexo eólico em nosso território tradicional.
Embora a energia renovável seja essencial para um futuro sustentável, muitos projetos estão ligados a violências contra comunidades locais e defensoras/es de direitos humanos e meio ambiente.
Um novo relatório da @swedwatch mostra que vários projetos estão prestes a ser implementados em países com histórico marcado por violações de direitos humanos e liberdades civis restritas, colocando defensoras e defensores dos direitos humanos e comunidades locais em risco de despejo, violência e ameaças judiciais.
A publicação estudou quatro casos de projetos de energia renovável que apresentaram ameaças e represálias contra defensoras e defensores. Um deles é brasileiro, e trata do projeto eólico Bons Ventos no Quilombo do Cumbe (CE) - @quilombodocumbe
A transição energética global não pode ocorrer às custas dos direitos humanos, reproduzindo erros e desigualdades históricas. Nossa caminhada contra o aquecimento global é também por direitos, território e dignidade!
Comentários