4 - Quilombolas pela Vacina

 4 - Quilombolas pela Vacina 

A importância da comunicação popular nos processos de luta e resistência é evidente. Para dar um bom exemplo, lembramos que durante o desenvolvimento do projeto, a vacina contra a covid-19 chegou à comunidade quilombola do Cumbe, no município de Aracati, Ceará. E o anúncio dessa conquista inspirou outras comunidades quilombolas a lutar por esse direito. 


Por isso, na publicação de hoje, queremos homenagear especialmente as comunicadoras e comunicadores populares envolvidas/os no projeto “Quilombolas por Vacina”, sem as/os quais não seria possível construir tantas pontes e trocas de saberes entre as pessoas e também entre as comunidades. 

🔎 Conheça elas e eles em cada etapa:

➡️ Roda de conversa “Vacina, Direitos e Soberania” : Ana Eugenia, quilombola e pesquisadora de saúde quilombola e relações étnico-raciais; João do Cumbe, quilombola, defensor de direitos humanos e educador popular; Célia Pinto, coordenadora da CONAQ; Zica Pires, quilombola, pedagoga e coordenadora do coletivo jovem AAQ. 

➡️ Roda de conversa “Identidade, Diversidade e Territórios”: Tainara Eugenio, quilombola e graduanda em pedagogia pela UNILAB; Fabiana Ramos, quilombola e secretária da Associação dos Remanescentes do Quilombo Santa Rita do Bracuí em Angra dos Rei; Jeovane Ferreira, quilombola e mestrando em antropologia pela UNILAB; Marleide Nascimento, quilombola e diretora da Escola Olímpio Nogueira Lopes; e Samia Paula, quilombola, professora e doutoranda em Educação pela UFC.

➡️ Roda de conversa “Fake News, Saúde Coletiva e Religiosidade”: Adda Vitória Caetano, liderança comunitária quilombola, militante do movimento LGBTQI+s  e fundadora do Coletivo Cultural África Nordestina; Fabíola Rosa Santos, mulher preta, mãe, enfermeira, pós graduada em obstetrícia e sub-coordenadora de Política de Atenção à Saúde da População Negra SES-GO; Arnaldo de Lima, o Mestre Naldim, quilombola e mestre de cantos, danças e outros saberes ancestrais quilombolas; e Larissa Rodrigues, quilombola e graduada em Serviço Social e técnica em Agropecuária, também facilitadora da oficina “Ciranda do Bordado”.

➡️ Oficina de Comunicação popular e Podcast: Raimundo José, quilombola e fundador da tevê e da rádio comunitária do Rampa. 

➡️ Oficina “Notícia falsa no meu quilombo, não!”: Geyse Anne, do Movimento Negro Unificado.

🔗 Confira a publicação nas redes sociais, curte lá e compartilha:

- www.instagram.com/rbjaativa 

- www.facebook.com/RBJAativa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas