Comunidade protesta em Aracati

USINA EÓLICA
Comunidade protesta em Aracati
Mais uma vez a comunidade do Cumbe, em Aracati, protesta contra as obras da usina eólica na região

Aracati. Depois de uma série de protestos contra a ocupação das usinas eólicas, comunidades litorâneas de Aracati voltam a se manifestar, dessa vez contra os transtornos já causados pelos caminhões que levam os aerogeradores. Querem a pavimentação da estrada. Na terceira ocupação dessa via que dá acesso aos parques eólicos, moradores da Vila do Cumbe, em Aracati, dizem que só saem da estrada mediante acordo com a empresa Bons Ventos Eólica. A empresa diz que caminhoneiros foram ameaçados de ter os caminhões queimados, que reparações são feitas à comunidade e a pavimentação da estrada é responsabilidade da Prefeitura Municipal de Aracati.
A comunidade do Cumbe, vizinha à Canoa Quebrada, em Aracati, não é a mesma desde o início da construção dos parques eólicos, em abril do ano passado. Onde só se viam nativos e turistas, a pé ou em seus buggies, o local passou a ser freqüentado, dia e noite, por dezenas de caminhões passando com materiais pesados, para montagem dos 67 aerogeradores a serem instalados pela Bons Ventos Eólica até janeiro do ano que vem. Quem passeia na praia já pode avistar que por trás do coqueiral há uma dezena de geradores de energia gigantes.
De acordo com João Luis Joventino do Nascimento, o João do Cumbe, um dos líderes da associação de moradores, a comunidade passa por muitos problemas, que vão da poeira causada pelo tráfego de veículos, bem como o lamaçal deixado pela aguação, feita para minimizar os transtornos com essa mesma poeira. "Mas o que a gente mais quer é a melhoria da estrada. A empresa nos prometeu que ia consertar a estrada. Eles nos enrolaram mais uma vez e agora interditamos por tempo indeterminado", afirma João do Cumbe. A decisão foi tomada na reunião da associação de moradores na noite da última sexta-feira, e na madrugada de terça foi feita a ocupação. Na madrugada de ontem ocorreu mais uma manifestação, com cerca de 80 pessoas empunhando faixas e cartazes.
Com troncos de carnaúba foi interditada a via de acesso ao canteiro de obras. "Os funcionários podem passar a pé, só não permitimos caminhões", garantiu o líder dos moradores, acrescentando que a estrada ficou em um nível acima das residências. Quando chove ou mesmo na aguação para evitar a poeira, a água escorre em direção às casas, provocando um lamaçal. Esse problema já havia motivado a primeira ocupação da estrada, duas semanas atrás, conforme denunciado pelos moradores na coluna Voz dos Municípios, publicada às segundas-feiras no Caderno Regional
Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa Bons Ventos Eólica afirma que serão feitos reparos na estrada de acesso, mas que o trabalho de pavimentação é de responsabilidade da Prefeitura de Aracati. "A empresa tem consciência de que durante o período da obra existem alguns transtornos que são naturais nesse período, mas estamos na reta final. Além disso, serão feitos reparos quando acabar", afirmou a assessora Emanuela Nobre, da VSM Comunicação. Num dos primeiros transtornos causados pelo tráfego de veículos pesados, com rachaduras na igreja da comunidade, a empresa fez reparos e assumiu o compromisso de construir uma pracinha em frente à igreja. A reportagem tentou contato com a Prefeitura Municipal de Aracati, para saber do posicionamento sobre a estrada em questão. Foi deixado recado na secretaria, mas até o fechamento da edição não houve retorno.
A empresa Bons Ventos Eólica dispensou ontem seus funcionários até que o problema seja resolvido e as obras tenham continuidade. São três parques eólicos a serem inaugurados nos próximos meses. O primeiro em novembro, o segundo em dezembro e o último em janeiro de 2010. Os três levam investimentos superiores a R$ 700 milhões e terão potencial de 138,5 megawatts de produção de energia. A empresa diz manter um contato direto com a comunidade, acompanhando suas reivindicações e atendimentos. "Eles pediram providências contra a poeira e colocamos os carros com água. Se isso causa transtornos, pode ser solucionado. A Bons Ventos quer estar próxima da comunidade", afirmou Emanuela.

Mais informaçõesBons Ventos Eólica (85) 3262.7230/ Associação de Moradores do Cumbe - Aracati
(85)9624.2107
INVESTIMENTO
700 milhões de reais é o valor aproximado para instalação de três parques eólicos em Aracati, pela empresa Bons Ventos, para geração de 138,5 megawatts
MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR

Comentários

se tem financiamentos do governo federal pra repassar pra empresas de estrangeiros, que agridem socioambientalmente e impactam negativamente nosso país, certamente deverá ter dinheiro pra construir equipamentos e estruturar comunidade tradicionais das minimas infraestruturas para melhorar a qualidade de vida.

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas