Radioagência Notícias do Planalto

Moradores bloqueiam estrada em protesto contra construção de parque eólico no CE
Radioagência Notícias do Planalto
Imprimir E-mail
Famílias reclamam do transtorno causado pelas obras de um parque eólico.Clique aqui para ouvir(1'55'' / 452 Kb) - Mais de 200 moradores das comunidades de Cumbe e Canavieira, localizadas a 180 Km de Fortaleza (CE), bloquearam a estrada de acesso ao município de Aracati. A via foi interditada há mais de dez dias como forma de protesto. Com isso, os caminhões da empresa geradora de energia Bons Ventos, que constrói um parque eólico na região de Cumbe, foram impedidos de transitar. Consequentemente a obra da empresa está paralisada desde o dia oito de setembro.

A obra chega a custar R$ 800 milhões e faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). As famílias que moram na região reclamam do transtorno causado pela construção do parque eólico, que foi iniciada há um ano e meio.

Além de provocar intenso barulho e nuvens de poeira, o tráfego constante de veículos pesados afeta a infra-estrutura das moradias, como relatou o morador de Cumbe, João Luís do Nascimento.

“A empresa não se preocupou com a infra-estrutura, então as casas começaram a rachar, as casas de taipa a cair pelo barulho, que quando [os caminhões] passavam estremece toda a terra. A nossa Igreja Católica está com a estrutura física toda comprometida, assim como a escolinha da comunidade.”

Segundo os moradores, as obras também estariam destruindo o meio ambiente. O sítio arqueológico da região, o maior do Ceará, remontando de cinco a dez mil anos atrás, foi prejudicado por trabalhos de terraplanagem da obra. Também, lagoas estariam sendo soterradas.

Desde junho, acontecem audiências que reúnem os moradores com a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e a empresa Bons Ventos. No entanto, ações satisfatórias em benefício de Cumbe e Canavieira ainda não aconteceram. As famílias prometem continuar na estrada até que sejam propostas soluções para os problemas que afetam as comunidades.

De São Paulo, da Radioagência NP, Desirèe Luíse.

22/09/09

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas