Quilombo do Cumbe - Nenhum Quilombo a menos em Aracati, no Ceará e no Brasil


Quilombo do Cumbe - Nenhum Quilombo a menos em Aracati, no Ceará e no Brasil! Dos fatos A comunidade quilombola do Cumbe, localizada a 12 quilômetros da sede de Aracati, vem enfrentando uma guerra desleal contra a aliança de setores conservadores empresariais e políticos daquela importante cidade litorânea.
O Cumbe não é a primeira comunidade quilombola a enfrentar esses grupos conservadores, representantes de forças econômicas e políticas locais. No momento, várias comunidades quilombolas país afora enfrentam esses grupos. O inimigo Natural e o inimigo inesperado! Primeiro é bom lembrar que essas comunidades quilombolas vêm sendo vítimas de ataques em várias frentes!
O DEM, um dos partidos representante da elite agrária nacional, e, portanto, um inimigo natural, entrou com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF onde questiona a constitucionalidade do decreto 4887/03, que regulamenta o procedimento de titulação dos territórios quilombola. O DEM quer o fim da titulação das comunidades quilombolas e, pasmem, setores do PT do Ceará, e da cidade de Aracati, acabam de entrar para o clube de inimigos das comunidades quilombolas!
Dando nome aos bois, ou melhor, das raposas! Um grupo formado pelos vereadores Ricardo Sales (PRB), Kaká Solheiros(PMDB), Jocélio Gondim (PSDC), e pelo atual vereador do PT e ex vice-prefeito de Aracati Valdir Menezes. Calma, ainda falta a cereja do bolo de horrores! Fazem parte do grupo: o presidente do PT de Aracati, Jonas Dezidoro, a vice-prefeita Denise Meneses (também do PT) e o Deputado Federal José Airton Cirilo (PT-CE)! Esse grupo é o principal articulador do movimento que tenta barrar o processo de titulação da Comunidade Quilombola do CUMBE.
Essas informações, com os nomes dessas pseudo-lideranças políticas, foram publicadas na própria página do facebook do deputado petista! Respeitem o direito de auto-afirmação dos quilombolas A Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado-Ceará não pode ficar inerte diante do ataque sofrido pela Comunidade Quilombola do CUMBE ao processo de titulação e ao seu modo de vida e organização. O racismo está entranhado na esquerda, direita e centro! “Estamos por nossa própria conta”! Diante do exposto, denunciamos, através desta carta, todos aqueles que tramam contra a Comunidade Quilombola do CUMBE, e exigimos:
· Tirem suas mãos sujas e racistas do processo de titulação do Quilombo do CUMBE.
 · Que a direção estadual do Partido dos Trabalhadores manifeste-se, através de nota, repudiando, e condenando, a ação de seus filiados que tramam contra a comunidade quilombola.
· Que a direção do Partido dos Trabalhadores manifeste seu apoio ao decreto 4887/03, assinado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado movimentonegrounificadoce@gmail.com
https://scontent.ffor8-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-1/p32x32/19894761_10210111062480943_3617829277062851618_n.jpg?oh=e5d5cc8818b00b86b5b4c421e9fc7309&oe=5A6EED72

Francisco Antonio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas