VI FESTA DO MANGUE DO CUMBE: Em defesa da nossa Identidade Quilombola Pesqueira e Bem Viver



Link para inscrição
bit.ly/2mfx9wn
Informações: quilombodocumbe@gmail.com


A “VI Festa do Mangue do Cumbe: em defesa da nossa identidade quilombola pesqueira e bem viver”, que vai acontecer no mês de outubro, onde os participantes/visitantes (comunidade local e vizinha, estudantes, ambientalistas e pesquisadores/as) interagem com os quilombolas pescadores/as do mangue do Cumbe e vivenciam atividades culturais no manguezal, conhecendo sua importância, diversidade, riqueza e valor. Desta forma, durante a Festa do Mangue reafirmamos nossas histórias, memórias, lutas, resistências, diversidade cultural e identidade quilombola pesqueira, narrando nosso processo organizativo, parcerias, rede de solidariedade e luta política, atribuindo sentidos e significados sobre nossa relação com o ecossistema manguezal e bem viver.

Neste sentido, a Festa do Mangue do Cumbe é entendida como um espaço de socialização das lutas e resistências travadas no território, bem como, buscarmos parcerias, solidariedade, apoio e nos posicionarmos contrários ao desmonte das instituições públicas e das políticas sociais. Busca-se afirmar com diferentes ações, dar visibilidade a identidade quilombola que se constitui na comunidade no Cumbe, num contexto de disputas contra o chamado desenvolvimento econômico, que desconsidera as formas tradicionais de relação com o mangue, camboa, rio, dunas, lagoas e praia.
Desta forma, nós da Associação Quilombola do Cumbe, reafirmamos nossa história, memória, lutas, resistências, diversidade cultural e identidade racial, narrando nosso processo de organização e luta política, atribuindo sentidos e significados sobre nossa relação com o ecossistema manguezal, onde vivenciamos práticas do bem viver.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18/10/2019 (sexta-feira)                      
Território livre de uso comunitário

Manhã
Chegada e hospedagens dos participantes, informações e normas de convivência.

Tarde
15hs. Caminhada guiada pelas dunas e sítios arqueológicos, roda de conversa e contemplação  do pôr do sol.

Noite
19hs. Abertura da VI Festa do Mangue do Cumbe: em defesa da nossa identidade quilombola pesqueira e bem viver (Mística de abertura);
Roda de conversa sobre a História do Quilombo do Cumbe (Associação); Exposição de fotografias das primeiras festas, campeonato de futebol guaiamum gigante e da Casa Maré das Artes.
Noite Cultural - Apresentação do grupo de Teatro de bonecos Calungas do Cumbe.
Feira de artesanato, barraca de comidas típicas e apresentações culturais – roda de capoeira e dança do coco.

Dia 19/10/2019 (sábado)
Identidade quilombola pesqueira: Conhecendo os maravilhosos mangues do Quilombo do Cumbe – vivência no manguezal

Manhã
            9hs. Passeio de barco pelas Camboas, Rio Jaguaribe e Ilhas;
            Oficinas sobre práticas tradicionais de pesca artesanal/saberes: pesca de        caranguejos, pesca de marisco (mariscagem de búzio, intam e ostras com as mulheres) e pesca de peixes (tarrafa, tapagem e curral);
Modos de fazer/culinária - sabores e frutos do mangue (caranguejada, mariscada, pirão e assado de peixe, e churrasco de ostras).

Tarde
14h30.
Roda de Conversa no Mangue: quilombolas pescadores/as do mangue do Cumbe, moradores/as, jovens, mulheres e visitantes, sobre a importância da festa do mangue como estratégia de fortalecimento da identidade, defesa do território e para reprodução social do grupo.

Noite
19hs. Cine Cumbe – Curta Cumbe/Debate; Vídeos de vivências da comunidade, Instalação Corpo Território, Roda de Conversa com a Associação Quilombola do Cumbe – desafios atuais para regularização fundiária do território quilombola do Cumbe e perda de direitos constitucionais; Homenagens aos mestres e mestras quilombolas pescadores/as do mangue do Cumbe e pessoas que contribuem com a luta da comunidade.
Noite cultural – Feira de artesanato e comidas típicas; Forró pé de serra.

Dia 20/10/2019 (domingo)
Mestres do Mangue do Cumbe: Quilombolas Pescadores do Mangue do Cumbe

Manhã
7hs. Café da Manhã
8h30. Roda de conversa com os Mestres do Mangue do Cumbe.
10hs. Saída para o mangue – Competição de captura de caranguejo-uçá (30 minutos); Premiação dos Mestres do Mangue do Cumbe (os cincos que mais capturaro caranguejos); Apresentação Cultural; Almoço comunitário, caranguejada e Encerramento da Festa do Mangue do Cumbe 2019.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas