Cultura e protesto no Carnaval de Aracati: bloco leva críticas sociais à folia

 DISPONÍVEL EM: https://www.opovo.com.br/vidaearte/carnaval/2025/03/04/cultura-e-protesto-no-carnaval-de-aracati-bloco-leva-criticas-sociais-a-folia.html


Cultura e protesto no Carnaval de Aracati: bloco leva críticas sociais à folia

Bloco Karambolas do Cumbe desfila no Carnaval cultural de Aracati desde 2014, tem como objetivo levar a cultura quilombola para as ruas, além de denunciar problemas sociais e ambientais
 

O Carnaval de Aracati, um dos maiores do Ceará, é conhecido não apenas pela diversão, mas também por ser espaço de manifestações culturais e políticas. Na última segunda-feira, 3, o bloco Karambolas do Cumbe, organizado pelo Quilombo do Cumbe, coloriu a avenida com fantasias, bandeiras e faixas que evocavam a luta contra a pulverização aérea de agrotóxicos por drones no Ceará. 

O bloco, que desfila no Carnaval cultural de Aracati desde 2014, tem como objetivo levar a cultura quilombola pesqueira do Cumbe para as ruas, além de denunciar problemas enfrentados pelas comunidades tradicionais e pela população em geral.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A gente sempre aproveita o desfile na Rua Grande para se posicionar, manifestar, e dessa vez foi contra a lei dos agrotóxicos", diz João do Cumbe, liderança quilombola e militante da Organização Popular (OPA).

"Chuva de veneno"

O assunto em questão é o Projeto de Lei 1075/23, sancionado pelo governador Elmano de Freitas (PT) em dezembro de 2024, que autoriza a pulverização aérea de agrotóxicos por drones no Ceará, conhecida como "chuva de veneno".

O PL, aprovado pela Assembleia Legislativa (Alece), foi alvo de protestos durante o desfile, com faixas como "Revoga ou revolta!".

Ele destacou, ainda, como "contraditória" a posição do governador Elmano, que, como deputado estadual, foi coautor da Lei Zé Maria do Tomé, que proibia a pulverização aérea de agrotóxicos no estado desde 2019. "O Ceará, que era referência no combate à pulverização aérea, dá um grande passo atrás", criticou.

João explicou que a finalidade principal é a criação de um plebiscito. "Para que quem decida seja a população, e não o governador, deputados, ou seja, uma minoria de deputados que não representam o conjunto da sociedade", protestou. 

O PL que libera a pulverização aérea de agrotóxicos por drones foi aprovada com 22 votos a favor e nove contra na Alece. A medida gerou divergências dentro e fora do Parlamento, com críticas de parlamentares, ambientalistas, acadêmicos e movimentos sociais.

A antiga Lei Zé Maria do Tomé, que proibia a prática, havia sido referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023, sendo considerada constitucional.


Leia mais em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/carnaval/2025/03/04/cultura-e-protesto-no-carnaval-de-aracati-bloco-leva-criticas-sociais-a-folia.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

10 anos da Organização Popular - OPA