ENERGIA EÓLICA DE LIMPA NÃO TEM NADA!

ENERGIA EÓLICA DE LIMPA NÃO TEM NADA!
As turbinas eólicas, que transformam os ventos em eletricidade, poderiam até salvar o mundo dos combustíveis fósseis se fosse pensada de maneira diferente.
A forma como ela é gerada é limpa, mas a forma como ela vem sendo implantada de limpa não tem nada!
Muitos parque eólicos estão sendo implantados no nordeste sem o consentimento das comunidades locais. As terras que são habitadas por gerações de nativos são leiloadas desapropriando os moradores.
Esses parques quando implantados destroem dunas e secam lagoas. Nada é páreo para as grandes máquinas que planam dunas para a construção de estradas e soterram lagoas para instalação de concretos profundos para a fixação das torres.
As dunas são filtradoras e armazenadoras das águas das chuvas e a destruição das mesmas pode interferir no lençol freático causando falta d’água para as futuras gerações.
Os lagos secos arrasam com a vida das comunidades pesqueiras que utilizavam os mesmos para a sobrevivência.
As aves migratórias que tinham um percurso traçado por esses locais são expulsas devido aos sons inaudíveis das turbinas e das vibrações causadas pela rotação das hélices. Com medo, elas voam para longe interferindo em todo um ecossistema cuidadosamente criado pela mãe natureza.
Os locais onde se constroem os parques eólicos não deveriam ser habitados, porém o governo insiste em passar por cima de pequenas comunidades em todo o litoral cearense mesmo com os apelos dos moradores.
A forte vibração das turbinas racham as pequenas casas e um pequeno incêndio em uma única hélice ou uma falha mecânica com uma pá que salta do eixo pode ser perigoso, provocando mortos e feridos.
Os ventos fortes acontecem de junho a novembro deixando os parque eólicos praticamente parados durante todo o resto do ano.
A produção energética por unidade é baixa.
Não há diálogo, não existem estudos de possíveis efeitos. O governo gosta dos grandes empresários e esquece do povo nativo.
Com a construção dos parques eólicos uma média de 300 homens trabalhadores são deslocados para a comunidade por um prazo de seis a oito meses. Inicia-se aí mais um processo destrutivo: inserção de drogas e prostituição pesadas. Muitas famílias são desfeitas, muitas meninas jovens engravidam tendo pais desconhecidos.
O governo procura enganar a população local com promessas de emprego e geração de renda, mas na verdade apenas apresentam subempregos temporários. Trabalho braçal pesado.
Como a comunidade não possui formação qualificada uma vez que o governo não dá acesso a educação, as vagas de emprego a longo prazo são preenchidos por pessoas de outras regiões.
A maioria dos parques eólicos do Ceará não possuem os cabos de transmissão de energia, assim eles não funcionam pois não conseguem armazenar a energia.
O pouco da energia que é gerada é transportada através de veículos movidos a petróleo para outros estados e países. Não fica um centavo de imposto no município onde ela é implantada e nenhum watt numa residência da comunidade.
Que tipo de limpeza é essa que destrói territórios inteiros massacrando a população local, a fauna e a flora?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas