Crime ambiental

sou doutorando em história e atuo como docente na mesma área. Há pouco, lecionei uma disciplina em uma pós-graduação na região do Aracati, interior do Ceará e fiquei surpreso com a denúncia de alguns alunos que moram na comunidade do “Cumbe”. Segundo eles, em virtude da implantação da indústria eólica naquelas proximidades, está havendo uma total degradação do meio-ambiente, além da destruição de sítios arqueológicos, patrimônio cultural.

Há uma área central que deveria ser respeitada, enquanto que a instalação dos cataventos deveriam ocorrer nas margens. Contudo, os tratores e caminhões não respeitam esse perímetro, aterrando lagos, destruindo dunas e acabando com objetos que deveriam ser preservados.

Outro problema constatado por eles é o fato de que, para a instalação das bases de concretos, há a destruição de lençóis freáticos que abastecem a região; um problema que trará consequências diretas a curto e médio prazo.

Os alunos me passaram muitas fotos por e-mail que, mesmo para quem não é da área, impressionam bastante.

Há uma dificuldade grande em registrar o que está acontecendo no local, pois estão fazendo do espaço público um local privado com a presença de seguranças e o cerceamento da área litorânea e de dunas.

Mário Martins
Fortaleza-CE

http://www.opovo.com.br/opovo/falacidadao/904379.html
26 Ago 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa das Comunidades Quilombolas do Ceará

IX Festa do Mangue do Cumbe: Viver Quilombola e Mudanças Climáticas